Skip to main content

O evento aconteceu, pela primeira vez, de forma completamente online nos dias 14, 15 e 16 de julho e impactou gestores educacionais de mais de 100 instituições.

 

O Prospecta Summit 2020, com certeza, vai ficar marcada por proporcionar trocas tão importantes – e em um momento tão delicado.

O evento aconteceu de forma online e gratuita nos dias 14, 15 e 16 de junho e contou com seis palestras e três painéis com grandes nomes da educação cristã no Brasil. Ademais, o evento contou com mais de 550 inscritos, em média de 130 instituições participantes, de 14 estados.

 

Dever cumprido

Segundo Rogério Scheidegger, especialista em gestor escolar e consultor educacional da Prospecta, foi uma enorme satisfação estar ao lado desses especialistas e construindo uma educação cristã de qualidade.

“Em momentos delicados como os que estamos vivendo, a informação é a chave primordial para que possamos conter danos. Saímos com a certeza de que contribuímos para a educação cristã permanecer firme como uma rocha”, comemorou.

 

Prospecta Summit 2020 em citações

Dia 1 –  14/07

 

Competências do Gestor para a Sustentabilidade do Negócio

Iolene Lima

“É importante pensar a escola como um ecossistema vivo, interdependente, onde cada um dos colaboradores está interligado. Temos de ter essa visão de helicoptero, enxergar o todo, para saber lidar com as mudanças que virão. E saiba: você é capaz!”

 

Montando uma Equipe para uma Captação Vencedora

Almir Pacheco Scheidegger

“Antes de contratar, é importante saber se aquela pessoa é apaixonada, inspiradora, porque, se ela não for uma pessoa que agrega, ela não terá o necessário para compor uma equipe vencedora.”

 

Painel: Como Gerir a Escola no Período Pós-Pandemia

Claudinei Franzini

“O diretor escolar tem de ter muita sabedoria de deixar a emoção um pouco de lado e fazer contas na ponta do lápis.”

 

“A paixão, a competência e o lucro são os três elementos que uma boa empresa tem de ter. A gente nunca precisou tanto como nesse momento de pessoas apaixonadas, engajadas, que se doam pela empresa. Assim como a gente nunca precisou se reinventar e impressionar tanto para se manter competitivos no mercado atual.”

 

Eduardo Melo

“Nesse momento, se você já não tem, é a hora de implementar uma gestão profissional. Com métricas, projeções financeiras e controle, você consegue chegar a uma melhor solução.”

 

 

Dia 2 –  15/07

 

Que Educação Queremos Nesses Novos Tempos

Débora Bueno Oliveira

“Nós precisamos conduzir as pessoas a um pensamento mais elevado, mais transcendente. Essa é a tarefa da escola, da educação – e muito mais da educação cristã.”

 

 A utilização da Tecnologia no Contexto da Volta às Aulas Presenciais

Márcia Gonçalves

“É preciso formar professores para o uso de tecnologias e desenvolvimento de metodologias de aprendizagem ativa para construção e ampliação da inteligência coletiva.”


Painel:
Como Captar Alunos para 2021

Adriano Salvador

“Aquela instituição que conseguiu administrar da melhor maneira esse período de suspensão das aulas – tendo um bom relacionamento, demonstrando preocupação com saúde mental e aprendizagem – e fez um bom planejamento de volta às aulas presenciais, quando possível, certamente conseguiu fidelizar os alunos e a indicação deles para novos.”

 

Almir Pacheco

 “É importante ficar atento ao relacionamento dos pais com a escola. Os indícios podem ser vistos em comentários, e-mails e até mensagens. Esses dados podem te ajudar a ver como a escola está sendo percebida e como reverter.”

 

Dia 3 –  16/07

 

Como Trabalhar a Identidade da Escola no Período de Crise

Alcione Souza

 “Podemos vencer se houver comprometimento em nós e muita fé. Há um propósito em tudo. Devemos vencer essa crise: mantendo a identidade, tendo fé no Deus que governa a história, disposição para o trabalho e muita coragem.”

 

A Afetividade como Elemento Fundamental para Reambientação dos Alunos

André Aragão

 “No desenvolvimento escolar, os valores, as relações e as experiências são individualmente internalizadas para o pensar e o agir daquele sujeito em construção – aluno. Quando os pais, a sociedade, a escola e os alunos entendem isso, emerge um sentimento de prazer que coloca o processe educativo no centro da comunidade.”

 

Painel: Preparando professores para atuar no período pós-covid

 Ana Gurgel

“[Em relação ao uso da tecnologia pelos professores pós-pandemia] acredito que o professor não vai querer se desvencilhar dos ganhos tecnológicos. Por outro lado, a volta será desafiadora, uma vez que ele terá de fazer um equilíbrio entre os dois mundos.”

 

Lyle French

“Nossos professores precisam ser alimentados por nós. Nós precisamos entender os movimentos, as pesquisas e como trazer para a prática, porque na formação acadêmica, em muitos lugares, não há a experiência da prática.”

 

Márcia Oliveira

“A partir da situação de que não havia como retornar às aulas presenciais, nós vimos professores se reinventando, repensando como poderia ser feito para que o aluno engajasse nesse processo.”

 

 

 

Revista Veredas Educacionais – abril / 2020