Nestes dias de avanço tecnológico, com uma interação cada vez maior das pessoas através da internet, as empresas e organizações estão investindo em marketing digital, por ser mais em conta do que as mídias tradicionais e porque o público alvo está ligado virtualmente. Uma das formas do marketing digital é o marketing de conteúdo, também chamado de imboud marketing.
Esse conteúdo é produzido com temas de interesse do seu público alvo e pode chegar até ele através de e-mail marketing, mídias sociais e blog. Conteúdos bem escritos criam credibilidade, chamam a atenção e podem ser instrumentos para a captação de leads, isto é, clientes em potencial.
Antes de montar o seu blog, você deve planeja-lo:
– Faça uma lista de temas que você pode escrever e que são de interesse dos seus possíveis leitores. É importante ter esta lista antes para você ter a certeza que haverá conteúdo suficiente para manter o blog em dia.
– Defina os seus leitores. Dentro do interesse da sua escola, quem você quer alcançar? São os futuros alunos? No caso de escola, são os pais dos alunos? Então o conteúdo deve ser voltado para esse público.
– Determine a frequência de postagem. A frequência tem que ser definida de acordo com disponibilidade do autor ou autores do conteúdo e da quantidade de temas disponíveis. Não adianta começar com uma frequência diária e depois não ter material para mante-la. Portanto, a definição da frequência tem que ser realista.
Passo 1 – Insira o seu blog no site
Insira o seu blog no site da sua instituição, para torna-lo mais visível. Desta forma, as pessoas que acessarem o site podem ter acesso ao blog e as pessoas que receberem os artigos por e-mail marketing ou outra mídia poderão ter acesso direto ao blog e ao site.
Passo 2 – Decida o que e quando postar
O blog pode ser utilizado para atualizar os alunos e as famílias da escola sobre informações gerais como alterações de horários, eventos, provas, aulas extras, etc.
No blog você pode também colocar novidades sobre a instituição como reformas, contratação de novos professores, comemorações e diversas outras atividades.
No caso das escolas, você deve postar artigos de interesses dos pais: como orientar os filhos no estudo, como acompanhar os filhos na escola, temas gerais de educação de filhos, cuidados na saúde dos filhos e diversos outros.
Passo 3 – Faça uma campanha de lançamento
Prepare uma campanha de lançamento do blog com cartazes espalhados pela instituição, distribuição de panfletos, banners e e-mail marketing.
Passo 4 – Acompanhe os comentários.
Acompanhe as perguntas e comentários postados no blog, para que você possa responder em tempo as questões que forem enviadas. Seja ágil, não deixe o seu público sem respostas.
Passo 5 – Incentive a interação
Os conteúdos que forem postados no blog devem incentivar a interação através de perguntas e questões que incentivem os comentários.
Esteja preparado para receber comentários ruins e críticas, mas não é para desanimar, isso pode acontecer com qualquer empresa.
Passo 6 – O que postar
No blog você pode postar artigos, posts, fotos, vídeos, ebooks e infográficos.
A função principal do blog não é provocar matrículas de imediato, mas divulgar e trazer credibilidade para a instituição. O que o blog pode ajudar na captação direta de alunos é a captação de leads, que podem ser trabalhados visando a matrícula.
Aproveite a oportunidade para postar sobre temas que falam da vida espiritual. Muitos pais ficam perdidos na educação de seus filhos. Um blog de uma escola cristã pode trazer conteúdos direcionados sobre a educação espiritual dos filhos.
Referência
Seven Steps to a Christian School Blog. Disponível em: https://www.aopschools.com/blog/cat/school-messenger/post/seven-steps-to-a-christian-school-blog/. Acesso em 10 de janeiro de 2018.