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Quer que a sua escola seja vista e lembrada?

 

Em tempos de internet e excesso de informações, é importante que a sua escola esteja bem colocada no mercado e com um plano de marketing sólido. Confira abaixo a importância e como elaborar um bom plano de marketing para a sua instituição cristã.

 

PLANO DE MARKETING PARA INSTITUIÇÃO CRISTÃ: QUAL A IMPORTÂNCIA E COMO ELABORAR?

 

Pensar em um bom plano de marketing é imprescindível para fazer a sua escola ser vista e lembrada. Não é porque a escola é cristã e vive por meio da dependência divina que não se deve trabalhar com planejamento e marketing. A sabedoria a nós concedida por Deus deve nos conduzir a um bom planejamento estratégico.

  • O que é o Plano de Marketing e como montá-lo?

O plano de marketing é um planejamento de ações de marketing para chegar a determinado objetivo. É uma ferramenta estratégica da empresa.

Para montar um bom plano de marketing, a instituição precisa:

– Conhecer bem o seu ramo de atuação;

– Conhecer o mercado;

– Conhecer os seus clientes;

– Conhecer a concorrência.

O momento do planejamento pede uma análise minuciosa da sua instituição – sua visão, missão e valores, para, com essas informações em mãos, traçar uma estratégia.

 

  1. Visão – Como sua instituição faz a diferença?

Uma visão claramente definida se torna mais fácil de compartilhar. A visão de uma escola cristã pode e deve estar em consonância com os princípios e valores bíblicos.

A definição de uma visão é identificar onde se pretende chegar dentro de um determinado período. A visão passa a ser a direção da escola. É o sonho da organização.

 

  1. Missão – O que você deseja realizar?

Tão importante como uma declaração de visão é a missão da sua instituição. Uma escola cristã tem que ter a sua missão em consonância com o que os seus mantenedores acreditam, e, logo, deve ser coerente com o caráter cristão da instituição.

A missão é uma declaração do que a instituição é, seus clientes e o serviço que presta; é o propósito da organização.

 

  1. Valores fundamentais – Que princípios guiarão sua instituição?

Os valores são aquilo que a instituição acredita, as convicções, as crenças, as atitudes e os comportamentos. Os valores passam a representar a escola. Sendo a escola cristã, os seus valores serão norteados por princípios bíblicos, que ela busca seguir.

Tendo em vista a identidade da sua empresa, é importante se perguntar onde a escola pretende chegar – os objetivos – para, com essas informações em mãos, traçar uma estratégia e um plano de ação.

 

  • Objetivos – Que objetivos específicos você vai realizar?

A partir da identidade da instituição, é preciso traçar as suas metas, que precisam ser práticas e realistas.

Os objetivos são declarações amplas e simples do que deve ser realizado pela estratégia de marketing.

 

  • Estratégias – Como você alcançará seus objetivos?

Não adianta definir objetivos sem estratégias. Portanto, cada objetivo definido precisará de estratégias para alcançá-lo. Na definição da estratégia, é importante escolher os recursos necessários para implantá-la.

 

  • Planos de ação – Como gerenciar as suas tarefas?

No plano de ação, é importante listar as ações que precisam ser executadas, para atingir o que foi definido.

Nesta etapa, a instituição pode usar a metodologia 5W2H:

– O quê (what)? – A tarefa a ser realizada.

– Por quê (why)? – Qual é o sentido da tarefa?

– Como (how)? – Como será executada?

– Quem (who)? – Quem irá executa-la?

– Quando (when)? – Quando será executada?

– Onde (where)? – Em qual local?

– Quanto (how much)? – Quanto custará?

 

Colocar essas dicas em prática é garantir que sua escola será vista, lembrada e que seus objetivos serão alcançados.

 

Referência

6 Steps to Creating an Effective Marketing Plan. Disponível em: https://www.aopschools.com/blog/cat/school-messenger/post/6-steps-to-creating-an-effective-marketing-plan/. Acesso em 04 de janeiro de 2018.