Quer que a sua escola seja vista e lembrada?
Em tempos de internet e excesso de informações, é importante que a sua escola esteja bem colocada no mercado e com um plano de marketing sólido. Confira abaixo a importância e como elaborar um bom plano de marketing para a sua instituição cristã.
PLANO DE MARKETING PARA INSTITUIÇÃO CRISTÃ: QUAL A IMPORTÂNCIA E COMO ELABORAR?
Pensar em um bom plano de marketing é imprescindível para fazer a sua escola ser vista e lembrada. Não é porque a escola é cristã e vive por meio da dependência divina que não se deve trabalhar com planejamento e marketing. A sabedoria a nós concedida por Deus deve nos conduzir a um bom planejamento estratégico.
- O que é o Plano de Marketing e como montá-lo?
O plano de marketing é um planejamento de ações de marketing para chegar a determinado objetivo. É uma ferramenta estratégica da empresa.
Para montar um bom plano de marketing, a instituição precisa:
– Conhecer bem o seu ramo de atuação;
– Conhecer o mercado;
– Conhecer os seus clientes;
– Conhecer a concorrência.
O momento do planejamento pede uma análise minuciosa da sua instituição – sua visão, missão e valores, para, com essas informações em mãos, traçar uma estratégia.
- Visão – Como sua instituição faz a diferença?
Uma visão claramente definida se torna mais fácil de compartilhar. A visão de uma escola cristã pode e deve estar em consonância com os princípios e valores bíblicos.
A definição de uma visão é identificar onde se pretende chegar dentro de um determinado período. A visão passa a ser a direção da escola. É o sonho da organização.
- Missão – O que você deseja realizar?
Tão importante como uma declaração de visão é a missão da sua instituição. Uma escola cristã tem que ter a sua missão em consonância com o que os seus mantenedores acreditam, e, logo, deve ser coerente com o caráter cristão da instituição.
A missão é uma declaração do que a instituição é, seus clientes e o serviço que presta; é o propósito da organização.
- Valores fundamentais – Que princípios guiarão sua instituição?
Os valores são aquilo que a instituição acredita, as convicções, as crenças, as atitudes e os comportamentos. Os valores passam a representar a escola. Sendo a escola cristã, os seus valores serão norteados por princípios bíblicos, que ela busca seguir.
Tendo em vista a identidade da sua empresa, é importante se perguntar onde a escola pretende chegar – os objetivos – para, com essas informações em mãos, traçar uma estratégia e um plano de ação.
- Objetivos – Que objetivos específicos você vai realizar?
A partir da identidade da instituição, é preciso traçar as suas metas, que precisam ser práticas e realistas.
Os objetivos são declarações amplas e simples do que deve ser realizado pela estratégia de marketing.
- Estratégias – Como você alcançará seus objetivos?
Não adianta definir objetivos sem estratégias. Portanto, cada objetivo definido precisará de estratégias para alcançá-lo. Na definição da estratégia, é importante escolher os recursos necessários para implantá-la.
- Planos de ação – Como gerenciar as suas tarefas?
No plano de ação, é importante listar as ações que precisam ser executadas, para atingir o que foi definido.
Nesta etapa, a instituição pode usar a metodologia 5W2H:
– O quê (what)? – A tarefa a ser realizada.
– Por quê (why)? – Qual é o sentido da tarefa?
– Como (how)? – Como será executada?
– Quem (who)? – Quem irá executa-la?
– Quando (when)? – Quando será executada?
– Onde (where)? – Em qual local?
– Quanto (how much)? – Quanto custará?
Colocar essas dicas em prática é garantir que sua escola será vista, lembrada e que seus objetivos serão alcançados.
Referência
6 Steps to Creating an Effective Marketing Plan. Disponível em: https://www.aopschools.com/blog/cat/school-messenger/post/6-steps-to-creating-an-effective-marketing-plan/. Acesso em 04 de janeiro de 2018.