Apresentação:
• Curso livre para qualificação profissional, onde o estudante aprenderá os fundamentos da Alfabetização e Letramento, sua conceituação, os sons e as letras, os métodos de alfabetização, as cartilhas e seu uso, produção de texto, aprendizado sistêmico da leitura, avaliação em alfabetização, políticas públicas no atendimento à Educação Básica.
• O curso organiza discussões sobre a alfabetização e o letramento como propostas inclusivas no sentido de combater o fracasso escolar ainda muito presente nas escolas brasileiras. Visa potencializar o educador no trabalho com a diversidade em sala de aula sustentado em aportes teóricos atualizados que nortearão as escolhas didáticas favorecedoras da aprendizagem da oralidade, da leitura e da escrita
Diferencial:
Essa capacitação representa um grande diferencial no currículo dos professores alfabetizadores, as escolas buscam pessoas qualificadas para atuarem nos anos iniciais tendo a teoria e a prática do curso de alfabetização.
Os conteúdos aqui apresentados são cobrados, em sua maioria, em provas de concursos públicos de professores, o que o torna mais preparado para os próximos concursos, além de ajudar na prática cotidiana em salas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Mais algumas vantagens em obter esse certificado:
• Atualizar seu currículo, aumentando suas chances para progredir profissionalmente;
• Aumentar a probabilidade de promoção no emprego atual;
• Completar horas em atividades Extracurriculares (geralmente exigidas em cursos de Graduação);
• Pré-requisito para concursos, cursos e ingresso em algumas escolas privadas.
Público Alvo:
O programa se destina a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares que atuam especificamente na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, bem como demais profissionais interessados nas temáticas oferecidas.
Objetivo Geral:
Promover a formação continuada de profissionais da Educação para pensar a construção do ambiente alfabetizador e das práticas de letramento como processo contínuo de ensino e aprendizagem, apresentando as diversas concepções de aprendizagem.