O plano de marketing é um planejamento das ações de marketing para chegar a determinado objetivo. É uma ferramenta estratégica da empresa.
Para montar um bom plano de marketing a instituição precisa:
– Conhecer bem o seu ramo de atuação.
– Conhecer o mercado.
– Conhecer os seus clientes.
– Conhecer a concorrência.
Não é porque a escola é cristã e vive na dependência divina, que não se deve trabalhar com planejamento e marketing. A sabedoria que Deus nos proporciona nos ajuda a pensar na importância de um bom planejamento e profissionalismo.
Visão – Como sua instituição faz a diferença?
Uma visão claramente definida se torna mais fácil de compartilhar. A visão de uma escola cristã pode e deve estar em consonância com os princípios e valores bíblicos.
A definição de uma visão é identificar onde se pretende chegar dentro de um determinado período. A visão passa a ser a direção da escola. É o sonho da organização.
Missão – O que você deseja realizar?
Tão importante como uma declaração de visão é a missão da sua instituição. Uma escola cristã tem que ter a sua missão também de acordo com o que os seus mantenedores acreditam de uma missão como instituição cristã.
A missão é uma declaração do que a instituição é, seus clientes e o serviço que presta; é o propósito da organização.
Valores fundamentais – Que princípios guiarão sua instituição?
Os valores são aquilo que a instituição acredita, as convicções, as crenças, as atitudes e os comportamentos. Os valores passam a representar a escola. Sendo a escola cristã, os seus valores serão norteados por princípios bíblicos, que ela busca seguir.
Objetivos – Que objetivos específicos você vai realizar?
Com a missão, visão e valores, a instituição define a sua identidade. A partir daí, dentro do plano de marketing, ela precisa traçar as suas metas, que precisam ser práticas e realistas.
Os objetivos são declarações amplas e simples do que deve ser realizado pela estratégia de marketing.
Estratégias – Como você alcançará seus objetivos?
Não adianta definir objetivos sem estratégias. Portanto, cada objetivo definido precisará de estratégias para alcança-lo. Na definição da estratégia é importante escolher os recursos necessários para implanta-la.
Planos de ação – Como gerenciar as suas tarefas?
No plano de ação, é importante listar as ações que precisam ser executadas, para atingir o que foi definido.
Nesta etapa, a instituição pode usar a metodologia 5W2H:
– O quê (what)? A tarefa a ser realizada.
– Por quê (why)? Qual é o sentido da tarefa?
– Como (how)? Como será executada?
– Quem (who)? Quem irá executa-la?
– Quando (when)? Quando será executada?
– Onde (where)? Em qual local?
– Quanto (how much)? Quanto custará?
Referência
6 Steps to Creating an Effective Marketing Plan. Disponível em: https://www.aopschools.com/blog/cat/school-messenger/post/6-steps-to-creating-an-effective-marketing-plan/. Acesso em 04 de janeiro de 2018.