Considerando as consequências de uma diminuição de matrículas, o processo de captação de alunos, que envolve planejamento e ações de marketing e comercial, deve ser conduzido com muita seriedade e aplicação. Isso para evitar os problemas que a redução de matrículas traz para uma instituição de ensino.
Neste sentido, vamos pensar em alguns pontos fundamentais no trabalho de marketing e comercial, para evitar o que ninguém na escola quer que aconteça, isto é, diminuição do número de alunos.
Prepare um planejamento de marketing – elaborar um planejamento visando captação de alunos é fundamental para o sucesso da matrícula. O marketing não pode ser pensado apenas no período de matrícula, mas pensar, planejar e executar ações de marketing é para os 365 dias do ano. Um plano de marketing deve ser elaborado no início do ano para ser executado durante o decorrer dele.
Invista em marketing digital – O valor a ser investido em marketing digital não é o problema para utilizar essa ferramenta, pois o custo é baixo, principalmente, se comparado ao marketing off-line. Ao se investir nessa área, é preciso fazer um trabalho bem feito com um profissional que realmente entenda e vai saber explorar as vantagens que o marketing digital oferece.
Explore o marketing de conteúdo – através do marketing de conteúdo você poderá se comunicar com o seu público alvo o ano todo através de e-mail marketing e redes sociais. É um trabalho que visa lembrar o futuro cliente que você existe e, quando ele precisar de uma escola, é para ele se lembrar de você.
Elabore um planejamento de matrícula – uma campanha de matrícula não pode ser feita em cima da hora. É um planejamento para ser feito com antecedência dentro do plano geral de marketing.
Monte um setor comercial – a montagem de um setor comercial na instituição de ensino é importante para estabelecer os contatos com os interessados, fazer cadastros e executar ações comerciais. O tamanho desse setor será de acordo com a demanda da instituição. Muitas escolas terão apenas um funcionário para trabalhar o comercial, mas é fundamental que ele seja realmente habilitado para vender.