Antes de entrarmos nas razões porque utilizar o marketing em rede para escolas cristãs, é importante definirmos a ideia colocada aqui sobre o marketing em rede. Não estamos tratando de marketing multinível. O que queremos demonstrar é a ideia de rede, de conjunto, isto é, se trabalharmos o marketing juntos, teremos melhores resultados com custo menor, como estamos colocando nos pontos abaixo.
1. Redução de custo
Não tem como manter e expandir um negócio atualmente sem divulga-lo. O grande problema neste ponto é que o custo de propaganda e marketing é alto, seja na produção de materiais ou no processo de divulgação.
O marketing em rede para instituições de ensino pode ajudar na questão de redução de custo, principalmente, de produção de material e estabelecimento de estratégias por utilizar o mesmo material para todas as escolas. Neste caso, todos saem ganhando.
2. Manutenção da identidade
A princípio, muitas pessoas enxergam desvantagem em trabalhar o marketing em rede, achando que a escola perderá a identidade em seus materiais. Isto não é verdade. Podemos trabalhar o marketing em rede, respeitando a individualidade de cada instituição. Mas, como fazer isso? O material pode ser o mesmo para todas instituições, mas as fotos, a marca e os detalhes tem que próprios, no sentido de manter essa identidade.
3. Planejamento e estratégias
O planejamento de marketing da escola fará parte de um planejamento maior, preparado por profissionais com grande experiência na área de marketing educacional. Dentro deste planejamento, a escola será orientada sobre as melhores estratégias de captação e retenção de alunos.
4. Capacitação
Outra vantagem do marketing em rede para instituições de ensino são os treinamentos para o pessoal de atendimento e consultores comerciais. Será que o seu pessoal está preparado para fechar uma matrícula, para vender a sua escola?
5. Marketing digital
Os avanços tecnológicos e expansão da internet criou um outro braço para o marketing, que é o marketing digital. É impossível para uma instituição de ensino não estar presente nas redes sociais. É claro que todas as escolas têm facebook, tuiter, etc., mas apenas fazer parte das redes sociais não garante o retorno necessário. É preciso saber explorar esse mundo digital no processo de divulgação da marca, captação de alunos e divulgação de eventos.
6. Todos falam a principal língua
Unir escolas evangélicas em marketing de rede não é uma torre de babel, porque todas falam a mesma língua: a de educar através de princípios bíblicos. Assim, não existe conflito em utilizar modelos de peças para Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, etc.
7. Monitoramento
O marketing em rede permite um monitoramento do atendimento, das campanhas, do marketing digital, do comercial e, principalmente, dos resultados.
8. Troca de experiências
Trabalhar em conjunto permite a troca de experiências entre as instituições. O projeto que deu certo em uma escola em determinada região pode ser repassado para outras e vice-versa.
9. Sem limites
O trabalho em rede pode ser um projeto sem limites, porque outras áreas podem ser exploradas por instituições que possuem tanta coisa em comum, sempre buscando redução de custo, melhoria na qualidade e eficiência nos resultados.