O que a escola tem a haver com a questão da insegurança em seu entorno? A resposta que muitos dão a essa pergunta é que segurança pública é uma questão de estado e não uma questão particular. Em parte, essa é uma resposta correta, mas não totalmente.
A escola não tem condições de resolver o problema da violência em seu entorno, mas pode trabalhar particularmente ou em parceria com a polícia para minimizar as questões de violência.
1. Orientações para os pais
A escola pode e deve orientar os pais sobre os cuidados com a violência externa.
– Orientar os pais para sempre conversar com os seus filhos sobre o assunto.
– Buscar e levar o filho na escola sempre que possível ou providenciar companhia para ele, seja os pais de um colega ou colegas que moram próximos. Tudo isso considerando a idade do aluno.
2. Orientações para os alunos
– Orienta-los obre não usar o celular fora da escola e mante-lo bem guardado, lembrando que o celular é um dos maiores motivos de roubo.
– Orientar aos alunos para evitar roupas, mochilas e tênis de marca, que também chamam a atenção dos bandidos.
– Orientar aos alunos para andar em grupos sempre que possível.
– Orienta-los para evitar locais conhecidos como violentos e pouco movimentados.
3. Palestras em parceria com a polícia
A escola deve entrar em contato com a polícia local, seja a companhia ou um destacamento, solicitando para que a o comandante faça uma palestra na escola. Essa é uma excelente oportunidade para os alunos receberem orientações de quem realmente conhece a realidade das ruas, como também é um ótimo momento para estreitar as relações com o comando da polícia local.
4. Ação imediata
A direção da escola deve saber agir com cautela, mas com ações imediatas sobre os problemas de violência. Nas questões preventivas, a direção não deve postergar as decisões necessárias.
Quando houver algum tipo de ação contra alunos, pais ou funcionários, a direção deve imediatamente tomar as providências de chamar a polícia, dar atendimento e ir com a vítima até a delegacia. O acompanhamento de alguém da escola, principalmente, diretores e coordenadores tende a minimizar o impacto da violência sobre a família.
5. Trabalhar com projetos sociais
A escola já deve normalmente trabalhar a área social, mas esse cuidado deve ser maior, quando a escola está próxima ou inserida em um contexto social de violência. A aproximação com as comunidades mais carentes ajudam na imagem e cuidado da escola por parte de pessoas que poderiam agir de forma errada.
6. Procure identificar os focos
É dever da direção identificar onde estão os focos de violência no entorno da escola, onde acontecem mais assaltos. Isso pode ser feito através de conversa com alunos, com a comunidade e com a própria polícia.
Saber onde estão esses focos de violência é importante para orientar os pais, alunos e funcionários e ajudar a própria polícia.
7. Parceria com os órgãos públicos
Estabelecer parcerias com órgãos públicos, não somente com a polícia, mas com órgãos da Prefeitura, para trabalhar com ações sociais ou solicitar providências em relação a medidas que ajudam a combater a violência, como por exemplo a iluminação das ruas.